quinta-feira, 26 de abril de 2012

Clodoaldo Silva: vencendo limites na água.

Mostraremos nessa postagem alguns trechos de uma entrevista feita com Clodoaldo Silva, um nome muito importante pra natação Paraolímpica brasileira, sendo um orgulho para todos nós que moramos nesse país. O atleta tem um histórico de grandes feitos e vitórias. Bateu recordes em campeonato mundial,  conquistou várias medalhas de ouro para o nosso país, além de ter recebido em 2005 o troféu de Melhor Atleta Paraolímpico do mundo.


LivrEsportes: E os sacrifícios para chegar às conquistas?
Clodoaldo: É muito bom ter a sensação de saber que acordar quatro da manhã, pegar dois ônibus e depois andar dez minutos para chegar ao local de treinamento. Saio do treino direto para o emprego, mas antes de chegar no local de trabalho bato de porta em porta em busca de um patrocínio e muitas vezes as pessoas te negam. A tarde fazer o mesmo percurso para o treino e logo após ir para a escola e só chegar em casa as 23h30 para que no dia seguinte possa repetir a mesma coisa. Nos finais de semana ser convidados para as festinhas e dizer não porque o único dinheiro que tinha era para ajudar a família e o que sobrava era para comprar suplementos. São todas essas lembranças de dificuldades e sacrifícios que passei na minha vida pessoal e inicio dos esportes que tinha quando estava no lugar mais alto do pódio. E graças a todos esses obstáculos que aprendi a nunca desistir e sempre continuar e persistir em busca dos meus objetivos e sonhos e espero que esse meu exemplo possa servir de inspiração para as novas gerações que vem por ai



LivrEsportes: Como exemplo de vida, o que tem a dizer sobre persistir e fazer das dificuldades grandes vitórias? 
Clodoaldo: 
Nunca desista dos seus sonhos. Eu nasci com uma deficiência, fui abandonado pelo pai quando tinha apenas dois anos de idade, fui descriminado, passei por preconceitos, e até fome. Quando comecei no esporte, eu tinha que pedir ao cobrador e ao motorista que me deixassem entrar no ônibus de graça, porque não tinha dinheiro, alguns deixavam, outros não. Por estes motivos, gostariam que olhassem o Clodoaldo Silva e falassem, “se 

o Clodoaldo Silva conseguiu ser um campeão, eu também posso”.


(Entrevista retirada do site http://www.livresportes.com.br/entrevista.php?id=2888)

Além dessa entrevista fazer com que conheçamos um pouco mais das dificuldades de um atleta Paraolímpico, ela também nós serve como um exemplo de vida.


Foto de Clodoaldo Silva em uma competição. Créditos ao site www.globoesporte.com
Postado por: Joseanne Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário